Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Câmara Municipal de Maringá aprovou, por unanimidade, em sessão extraordinária neste sábado (4), um projeto de lei que cria 42 novos cargos de confiança para atender ao aumento no número de vereadores, que passou de 15 para 23 em 2025.
Com a ampliação de oito cadeiras no Legislativo, cada vereador terá direito a quatro assessores, o que resultará na contratação de 32 novos profissionais para os gabinetes.
Além disso, o projeto prevê a criação de 10 vagas para servidores de carreira, incluindo cargos de advogado, auxiliar administrativo, assessor legislativo e assessor administrativo, que irão compor a estrutura interna da Câmara.
Com a aprovação, o número total de cargos comissionados passará de 68 para 110. O projeto também cria cinco vagas para servidores efetivos, que serão preenchidas por meio de concurso público, nos cargos de advogado, assessor administrativo, assessor legislativo, contador e assistente administrativo.
O custo adicional para os cofres públicos será de R$ 400 mil, caso a lei seja sancionada pelo prefeito Silvio Barros (PP). A terceira discussão do projeto, inicialmente prevista para domingo (5), foi cancelada, pois nenhuma emenda foi adicionada ao texto.