Com apoio de cães farejadores, Polícia Civil do Paraná apreende 2,8 toneladas de drogas em 2024

Animais treinados ajudaram na prisão de 467 pessoas e na apreensão de 110 armas em operações estaduais.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Os cães do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Paraná (PCPR) auxiliaram na localização de 2,8 toneladas de drogas em 2024. Os animais atuaram em 892 ocorrências em todo o estado, facilitando a apreensão de entorpecentes, armas e munições.

    O NOC faz parte da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e completou 13 anos de atuação neste ano. Suas bases operacionais localizadas estão em Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu.

    Durante as operações, os cães ajudaram na prisão em flagrante de 467 pessoas e na retirada de 110 armas de fogo de circulação. Em junho, participou da maior operação da PCPR em 2024, que resultou na prisão de 98 pessoas e apreensão de R$ 116 mil em espécie. Em agosto, localizaram drogas em uma ação contra o tráfico, que prendeu 54 membros de uma organização criminosa. Já em outubro, auxiliaram na captura de 35 suspeitos envolvidos em movimentações financeiras ilícitas de R$ 13 milhões nos últimos três anos.

    Atualmente, o núcleo conta com 18 cães, treinados para detecção de drogas, armas e munições. Os animais passam por adestramentos contínuos que simulam situações reais. Os policiais responsáveis ​​também recebem capacitação específica para condução de cães.

    Além da atuação operacional, os cães do NOC participam de atividades educativas, como a presença do programa PCPR na Comunidade e campanhas de combate às drogas, incluindo o Junho Branco, que atingiu 5,1 mil pessoas no Paraná em 2024.

    Comentários estão fechados.