Cão farejador da polícia é homenageado pela Câmara

Esta é a primeira vez que um cachorro recebe homenagem na Câmara de Maringá; o cão farejador é o primeiro do canil que a Polícia Civil está criando

  • O cão farejador K-9 Chris Cornell, da Polícia Civil de Maringá, foi homenageado na Câmara de Vereadores pelos serviços que tem prestado à comunidade, principalmente na apreensão de drogas.

    A homenagem, com o título do Mérito Comunitário, aconteceu na sessão desta terça-feira, 9, proposta pelos vereadores Flávio Mantovani (Rede) e Mario Hossokawa (PP)  e foi extensiva ao treinador e parceiro do cão, o investigador Marcos Vinícius Shinnae.

    Esta é a primeira vez que um cão recebe homenagem na Câmara de Maringá e, segundo Mantovani, é possível que isto nunca tenha ocorrido no Brasil.

    Chris é o primeiro cão farejador do Canil da Polícia Civil, que está em fase de instalação e que vai treinar cães para o Departamento de Combate aos Entorpecentes, o Denarc.

    Segundo o policial Shinnae, o trabalho que Chris vem realizando mostra uma parceria de sucesso com a polícia e já rendeu a apreensão de mais de 7 toneladas de drogas nos últimos meses.

    Shinnae agradeceu aos vereadores a homenagem e contou que trabalha como policial há mais de 10 anos e há um ano e meio foi criado em Maringá o Núcleo de Operações com Cães (NOC). “Estou há seis anos em Maringá atuando pelo Denarc no combate ao tráfico de drogas e há um ano e meio criou-se o NOC. O pastor alemão Chris Cornell é o primeiro cão da Polícia Civil de Maringá.”

    O homenageado explicou que o trabalho em conjunto com o pastor alemão já teve resultados. “Em parceria com demais forças de segurança, nós já conseguimos apreender sete toneladas de drogas e diversas armas de fogo e munições no último ano.”

    Ele informou que o espaço físico do NOC está em fase final de reforma e agora existe a expectativa de aquisição de novos cães e reforço policial para o Núcleo. Segundo Shinnae, os policiais que integram o NOC passaram por treinamentos e cursos de capacitação. “Os policiais do NOC passaram por treinamento e cursos de capacitação no Paraná e também em Santa Catarina.”

    Comentários estão fechados.