Mais de 17 milhões de brasileiros possuem a nova Carteira de Identidade Nacional

A nova CIN reduz fraudes, melhora cadastros e facilita o acesso aos serviços digitais do GOV.BR. Em 2025, o governo espera maior adesão à nova identidade.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para mais de 17 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O documento proporciona maior segurança, reduzindo fraudes e melhorando o acesso aos mais de 4.500 serviços digitais disponíveis no GOV.BR, uma plataforma do governo federal. O número único da CIN é o CPF, o que facilita a integração e o uso de serviços públicos e privados de forma mais eficiente.

    A nova identidade digital também possibilita o acesso aos serviços de maneira automatizada no futuro. O uso da CIN no GOV.BR, por exemplo, facilita o acesso a diversas funções, como assinaturas de documentos e inscrições em serviços do governo, sem a necessidade de sair de casa. Entre os beneficiados estão desde estudantes e trabalhadores até famílias que agora podem garantir maior segurança para seus filhos.

    A nova identidade está sendo emitida em todos os estados do Brasil. Para obter a CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, e a primeira via é gratuita para todos os cidadãos. A troca do documento pode ser realizada até 2032.

    Como tirar a sua CIN
    Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional, acesse o site oficial gov.br/identidade e siga as orientações para emissão do documento no seu estado. Lembre-se de levar a sua certidão de nascimento ou casamento. A primeira via é gratuita e a troca do documento poderá ser feita até 2032.

    Comentários estão fechados.