Fotos de Lula e Bolsonaro juntos no hospital são criadas por IA; outras fake news são desmentidas

Desde a internação do presidente Lula, diversas informações falsas, incluindo imagens manipuladas e boatos, têm circulado nas redes sociais.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Desde a internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na madrugada de terça-feira (10), uma série de informações falsas e manipuladas sobre seu estado de saúde tem circulado amplamente nas redes sociais.

    Entre os conteúdos enganosos que ganharam destaque, uma imagem falsa de Lula com a cabeça enfaixada, que circulou com a legenda “Janja tira foto de Lula para mostrar que ele está vivo”, foi amplamente compartilhada.

    Image 7 18
    Foto: Aos Fatos – Site jornalístico independente que se dedica à investigação de campanhas de desinformação e à checagem de fatos.

    No canto inferior direito da imagem, é possível observar a marca d’água do Grok, ferramenta de inteligência artificial (IA) do X (antigo Twitter). Além disso, o rosto de Lula apresenta inconsistências visíveis, como uma quantidade reduzida de rugas e sobrancelhas mais volumosas e escuras.

    Apesar disso, a foto foi disseminada por vídeos e imagens do TikTok e em aplicativos de mensagens, alcançando mais de 1 milhão de usuários desde terça-feira (10). A imagem também foi postada erroneamente pelo deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), que a retirou após perceber o erro.

    Além da manipulação visual, alguns vídeos e ilustrações usaram o estado de saúde do presidente para espalhar boatos. Um exemplo disso é uma imagem com a legenda falsa de que Lula teria “menos de 24h de vida”, informação desmentida pelo médico Roberto Kalil, que acompanha o presidente. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (12), Kalil afirmou que a cirurgia foi bem-sucedida e que Lula está acordado, conversando e estável.

    Algumas pessoas foram mais longe, criando cenários fictícios em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece visitando Lula no hospital e até levando flores e bombons para seu adversário político.

    Veja as postagens a seguir:

    Na realidade, o presidente Lula segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ser submetido a uma cirurgia para tratar uma hemorragia intracraniana, consequência de uma queda que ele sofreu em outubro. Na quinta-feira (12), ele foi submetido a outro procedimento, para reduzir o risco de novos sangramentos no cérebro.

    Atualmente Lula continua em monitoramento na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas seu estado de saúde é estável e ele deve receber alta no início da próxima semana.

    Comentários estão fechados.