Itaipu e Itaipu Parquetec iniciam estudo inédito sobre aves em áreas de conservação no Paraná

Estudo busca mapear as espécies de aves e entender sua interação nos ecossistemas de conservação; levantamento ocorrerá por dois anos.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Itaipu e a Itaipu Parquetec iniciaram em dezembro a primeira campanha de inventário de aves no Refúgio Santa Helena e no Corredor Ecológico Santa Maria. O estudo será realizado ao longo dos próximos dois anos, abrangendo diferentes estações do ano. O objetivo é mapear as espécies de aves, analisar sua interação e criar uma base comparativa entre essas áreas de conservação.

    De acordo com a bióloga Flávia Heloísa Rodriguez, as informações ajudarão a avaliar os esforços de conservação em áreas recuperadas. Liziane Kadine Pires, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, destacou a importância dos dados para o manejo do Refúgio Santa Helena e para ações de conservação e recomposição da fauna.

    No Corredor Ecológico Santa Maria, o estudo inclui o uso de redes especiais para capturar aves, que são marcadas com anilhas codificadas. O objetivo é avaliar os processos de colonização, territorialidade e os possíveis deslocamentos das aves ao longo do corredor, além de estudar o potencial de dispersão natural.

    Galeria de fotos

    Fotos: Divulgação / Assessoria Itaipu

    Comentários estão fechados.