Polícia Ambiental de Maringá realiza apreensão de aves silvestres em criação irregular

A criação foi autuada e foi realizada a apreensão das 21 aves silvestres, que serão destinadas ao Instituto Ambiental do Paraná (IAT).

  • Nessa segunda-feira, 20, a equipe da Polícia Ambiental de Maringá cumpriu uma denúncia recebida através do disque denúncia 181 e realizou uma vistoria técnica operacional em uma criação de aves silvestres da espécie trinca ferro, situada em situação irregular.

    O caso aconteceu em Astorga (cerca de 50 km de Maringá). Durante a fiscalização, foram encontradas 40 aves no local, sendo 19 da fauna exótica, como calopsitas e canários belgas, e 21 da fauna silvestre, que estavam sendo criadas sem a devida autorização do órgão ambiental competente.

    Diante disso, a criação foi autuada e foi realizada a apreensão das 21 aves silvestres, que serão destinadas ao Instituto Ambiental do Paraná (IAT).

    Além da apreensão, foi aplicada uma multa no valor de R$ 10.500,00 referente a uma AIA (Auto de Infração Ambiental) e foi emitido um TAAD (Termo de Apreensão e Depósito). Também foram encontrados 11 Trinca Ferros, seis Azulões, dois Coleiros papa-capim dois Tico-ticos.

    A Polícia Ambiental informou que as aves foram levadas para o IAT, onde passarão por avaliação e, se possível, serão reabilitadas para serem soltas na natureza. O responsável pela criação ilegal responderá pelos crimes ambientais cometidos e deverá comparecer ao Fórum da Comarca de Astorga para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

    Comentários estão fechados.