Com investimento de R$ 19 milhões, usina de triagem promete reduzir rejeitos em aterro de Paranavaí

Parceria com o Consórcio Cica busca ampliar a vida útil do aterro sanitário e promover a destinação sustentável de resíduos.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Itaipu Binacional firmou, nesta segunda-feira (2), em Paranavaí (PR), um convênio de R$ 19 milhões com o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica) para a construção de uma usina de triagem mecanizada (UTM). A iniciativa atenderá 19 municípios da região, com foco na gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e na preservação ambiental.

    A usina poderá reduzir em até 90% o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário de Paranavaí, gerando cerca de 45 empregos diretos e promovendo a inclusão de catadores. Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o projeto é um modelo de inovação que alia sustentabilidade, economia e governança coletiva.

    Além de permitir maior aproveitamento de materiais recicláveis e compostáveis, a usina ajuda os municípios a cumprirem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê penalidades para administrações que não adotarem práticas sustentáveis na gestão de resíduos.

    Galeria de fotos

    Fotos: Erik Vander/Itaipu Binacional

    Comentários estão fechados.