Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O setor de serviços no Paraná teve um desempenho positivo de 3,5% no volume de atividades entre janeiro e setembro de 2024, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento foi impulsionado pelas atividades turísticas, que registraram uma alta de 5,3% no estado. Além disso, as empresas prestadoras de serviços no Paraná superaram a média nacional de 2,9%.
O turismo no Paraná se destaca como o 4º maior crescimento do Brasil, com um aumento acumulado de 5,3% neste ano. Entre os segmentos de serviços, os serviços de informação e comunicação tiveram a maior alta, com 6,9%, seguidos por outros serviços, com crescimento de 6%, e serviços profissionais, administrativos e complementares, com 4,8%.
A receita do setor de serviços no Paraná também teve um crescimento significativo de 8,7%. Quatro segmentos apresentaram variações acima dos dois dígitos, com destaque para “outros serviços”, que teve uma alta de 10,7%, e serviços prestados às famílias, que cresceram 10,2%. O turismo acompanhou essa tendência, com um aumento de 10,6% na receita acumulada.
A pesquisa aponta que o Paraná continua liderando o crescimento do setor no Brasil, com perspectivas positivas para a alta temporada de verão. Os resultados completos sobre o Paraná, Brasil e outros estados podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE. A próxima divulgação da PMS, relativa ao mês de outubro, está marcada para 11 de dezembro.
Comentários estão fechados.