Planos municipais de Maringá são destaques na abertura do 2º Fórum Estadual de Gestores Públicos

O 2º Fórum Estadual de Gestores Públicos segue até esta quarta-feira, 13, com especialistas, líderes e gestores públicos do Paraná e de todo Brasil.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Maringá sedia o 2º Fórum Estadual de Gestores Públicos, que começou nesta terça-feira, 12, no Paraná Expo. O evento é promovido pela Paraná Projetos, Secretaria de Estado do Planejamento e Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem), com apoio da Prefeitura.

    Na abertura do Fórum, o prefeito Ulisses Maia representou a Prefeitura e apresentou os 12 planos municipais instituídos nos últimos oito anos.

    O fórum conta com painéis e palestras sobre práticas e políticas públicas que melhorem o desenvolvimento dos municípios e que promovam diretrizes para construção e manutenção de um projeto global de planejamento urbano de uma cidade (Masterplan).

    Na plenária de abertura, o prefeito Ulisses Maia deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a força do turismo de negócios na cidade. Ele e demais autoridades destacaram que Maringá novamente foi escolhida como a melhor cidade do Brasil para se viver. O estudo foi feito pela Macroplan, que avaliou 15 indicadores em quatro áreas de políticas públicas.

    O prefeito Ulisses Maia participou do painel ‘Planejamento em tempos bons e ruins’, que também contou com a presença do secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, e do comentarista econômico da CBN, Teco Medina. Anderson Farias destacou Maringá como uma referência para o trabalho desenvolvido em São José dos Campos. Guto Silva frisou o crescimento econômico e social de Maringá nos últimos anos. Já Teco Medina ressaltou o grande número de aparições de destaque do município em rankings de gestão pública.

    Segundo o prefeito Ulisses Maia, o painel foi uma oportunidade de “compartilhar a experiência da Prefeitura de Maringá e da sociedade civil organizada para estabelecer políticas de desenvolvimento econômico e social em prol do município”. “Maringá é uma cidade jovem, com 77 anos, mas que já tem mais de 400 mil habitantes e uma das grandes forças econômicas do Sul do Brasil”, acrescentou.

    Ulisses Maia abordou a relação do poder público e da sociedade civil organizada na construção dos planos municipais de Maringá. Ele destacou que “todos os planos elaborados foram pensados para as pessoas, com políticas públicas mensuráveis e reais e participação massiva da sociedade civil organizada na formulação”. Em oito anos, a Prefeitura formulou 12 planos municipais:

    – Plano Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência

    – Plano Municipal de Saúde

    – Plano de Educação Permanente em Saúde

    – Plano Diretor Municipal

    – Plano Municipal de Mobilidade Urbana

    – Plano Municipal de Gestão de Arborização Urbana

    – Plano Municipal de Resíduos

    – Plano Municipal de Turismo

    – Plano Municipal de Aceleração Econômica (em apreciação na Câmara Municipal)

    – Plano Municipal de Cultura (em apreciação na Câmara Municipal)

    – Plano Municipal de Segurança (em apreciação na Câmara Municipal)

    – Plano de Moradia de Popular (em andamento)

    O 2º Fórum Estadual de Gestores Públicos segue até esta quarta-feira, 13, com especialistas, líderes e gestores públicos de cidades do Paraná e de todo Brasil (confira a programação completa aqui).

    Comentários estão fechados.