Sarandi segue com ações de orientação para descarte correto de resíduos com Ecoponto

Mensalmente, o Ecoponto de Sarandi recebe, em média, cerca de 40 toneladas de resíduos, que são encaminhados para reutilização.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, segue com ações de promoção de limpeza urbana e sustentabilidade. Por meio do Ecoponto, localizado na rua José Galindo Garcia, o município oferece aos moradores de Sarandi local adequado para o descarte, separação e destinação correta de diferentes tipos de materiais.

    Mensalmente, o local recebe, em média, cerca de 40 toneladas de resíduos. Com esquema focado em sustentabilidade, os materiais são encaminhados para reutilização em diferentes processos de produção.

    O esquema de reciclagem é composto por diferentes etapas. Assim que o material chega, é realizada a separação. É feita classificação como inservíveis, recicláveis e material orgânico (restos de plantas). Em seguida, a cooperativa de coletores realiza a captação e destinação correta dos recicláveis.

    Já madeiras são encaminhadas para empresa especializada, pneus e borrachas, usados para produção de asfalto, materiais de origem verde são triturados e encaminhados para hortas comunitárias e, o que não pode ser aproveitado, é levado para o aterro sanitário.

    O processo de entrega é simples. Basta o morador vir até o local, realizar cadastro com informações de documento, telefone e veículo e, em seguida, deixar os materiais. Além do mais, é necessária a indicação do local de origem do material deixado, por meio de apresentação de comprovante de residência tanto do local de retirada, como do morador.

    “Nosso objetivo é tornar o processo de descarte o mais eficiente, organizado e sustentável possível”, afirma Flávio Silva, secretário de Saneamento e Meio Ambiente.

    Para Walter Volpato, prefeito de Sarandi, investir na construção e ampliação de espaços como Ecoponto, são estratégias de promoção de bem-estar e qualidade de vida para a população.

    “Seguimos com trabalhos focados na proteção do meio ambiente nesses últimos 8 anos. O Ecoponto é uma ferramenta importante não somente para a manutenção da limpeza urbana, mas também prevenção de zoonoses e manutenção da saúde pública”, disse Walter Volpato, chefe do executivo.

    Serviços

    Ecoponto
    Endereço: rua José Galindo Garcia, n° 805-b (em frente a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente)
    Horário: das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.

    Comentários estão fechados.