Paraná é referência em saneamento e apresenta menor taxa de internações por doenças hídricas

Relatório destaca o Paraná com índices superiores à média nacional, beneficiando a saúde de crianças e adolescentes e o desempenho escolar.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Paraná foi destaque em um estudo recente do Instituto Trata Brasil como um dos estados com melhores índices de saneamento do país, demonstrando também impactos positivos na saúde e na educação de crianças e adolescentes. Conforme o relatório “Futuro em risco: os impactos da falta de saneamento para grávidas, crianças e adolescentes”, divulgado em outubro, o acesso ampliado à água tratada e à coleta de esgoto no estado contribui para a redução de doenças hídricas e respiratórias, além de minimizar problemas ginecológicos e obstétricos.

    Segundo o Instituto Trata Brasil, a taxa de internações infantis por doenças de veiculação hídrica e respiratórias no Paraná é de 14,2 a cada mil crianças, índice inferior à média nacional, que é de 17,3. A situação é mais grave em estados como Rondônia e Maranhão, onde o índice atinge 28,4 e 28, respectivamente. Entre adolescentes, o índice de doenças bucais no Paraná é de apenas 0,8, abaixo da média nacional de 1,2.

    Além da saúde, o estudo indica que o saneamento básico também impacta a escolaridade. Crianças e adolescentes com acesso a esses serviços apresentam desempenho escolar superior e menor índice de defasagem idade-série. No Paraná, o atraso escolar entre adolescentes de 19 anos sem acesso ao saneamento é de 47,5%, enquanto a média nacional é de 66,7%. A análise aponta ainda que jovens que tiveram acesso ao saneamento têm potencial de obter uma renda 46,1% maior ao longo da vida.

    Atualmente, a Sanepar atende 100% dos 344 municípios do Paraná com água tratada e alcança 80,2% de cobertura de coleta de esgoto, sendo todo o esgoto coletado tratado. Com previsão de investimentos de R$ 11 bilhões até 2028, a empresa busca universalizar o acesso a esses serviços, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, voltados para garantir condições dignas de vida e saneamento.

    “O acesso ao saneamento de excelência já é uma realidade efetiva no Paraná, e continuamos trabalhando para que este acesso possa chegar a todas as famílias”, afirmou Wilson Bley Lipski, diretor-presidente da Sanepar. Em abril, a companhia recebeu o Prêmio Campeões do ODS 6 em Londres, reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do saneamento sustentável.

    Com informações, Agência Estadual de Notícias

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.