Governo Federal lança plataforma para inclusão digital de idosos

Em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, repositório digital visa fortalecer cidadania digital e combater desinformação entre a população idosa.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, o Governo Federal lançou, no início de outubro, o “Repositório de Materiais de Educação Digital e Midiática para Pessoas Idosas”. A nova plataforma tem como objetivo ampliar o acesso de idosos a conteúdos digitais, promovendo a cidadania digital e a inclusão dessa população na era digital.

    Aberto ao público em geral, o repositório oferece materiais educativos sobre temas essenciais, como prevenção a golpes na internet, funcionamento de algoritmos, inteligência artificial e combate à desinformação. Segundo informações da Agência Gov, a plataforma está disponível para qualquer pessoa interessada em disseminar conhecimento e auxiliar na inclusão digital de idosos.

    O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR) como parte do 6° Plano de Ação Nacional (2024-2027) da Parceria para Governo Aberto (OGP). A iniciativa conta com a colaboração do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Defensoria Pública da União (DPU), além de organizações da sociedade civil, como Safernet Brasil, Instituto Palavra Aberta e Nic.Br.

    Acesse o Repositório!

    Comentários estão fechados.