Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Dados da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Cetic.br, mostram que o acesso à internet em residências urbanas no Brasil saltou de 13% em 2005 para 85% em 2024. A pesquisa, que comemora 20 anos, também revela que 74% dos lares rurais possuem conexão à rede. Com 141 milhões de pessoas conectadas, o estudo destaca que 86% dos habitantes urbanos são usuários da internet.
Divulgado durante a 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o relatório aponta que a forma de acesso evoluiu. Em 2008, a maioria dos usuários se conectava por lan houses e computadores, enquanto atualmente a maioria utiliza smartphones de suas residências.
No entanto, a pesquisa aponta desigualdades significativas. Enquanto 100% das residências da classe A têm acesso à internet, o índice é de apenas 68% nas classes D e E. Além disso, dos 29 milhões de brasileiros não conectados, 24 milhões residem em áreas urbanas, com 22 milhões tendo até o ensino fundamental.
A qualidade do acesso à internet também é uma preocupação, com apenas 22% dos usuários com 10 anos ou mais possuindo condições satisfatórias de conectividade, especialmente nas classes D e E, onde essa porcentagem é alarmantemente baixa.
A pesquisa ainda destaca que o acesso à internet pela televisão se tornou mais comum, alcançando 60%, enquanto o uso de computadores caiu. Além disso, a conectividade móvel mostra que 73% dos usuários de celular acessam a internet por redes Wi-Fi, e 57% têm planos pré-pagos.
Por fim, a TIC Domicílios revela que habilidades digitais estão mais presentes entre os usuários com maior escolaridade, refletindo uma lacuna educacional significativa. As compras online continuam a crescer, com o Pix se destacando como a forma de pagamento mais utilizada.
Fonte: Agência Brasil.
Comentários estão fechados.