Média de idade dos prefeitos no Paraná é de 52 anos; apenas 9% são mulheres

Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios revela perfil dos gestores eleitos e as tendências nas eleições municipais.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou uma pesquisa que traça o perfil dos prefeitos eleitos e reeleitos no Paraná. A idade média dos novos gestores é de 52 anos, com apenas 9% das cadeiras ocupadas por mulheres. O estudo também revelou que 13% dos prefeitos eleitos se identificam como negros, considerando as definições do IBGE. A maioria, cerca de 90%, completou ao menos o ensino básico.

    Entre as dez maiores cidades do Paraná, Ponta Grossa e São José dos Pinhais foram as únicas a eleger mulheres para a prefeitura, com Elizabeth Schmidt (União) e Nina Singer (PSD). A média de idade dos prefeitos paranaenses é ligeiramente superior à média nacional de 50 anos, e a porcentagem de mulheres é menor do que a média nacional de 13%. O índice de prefeitos negros no estado também é inferior à média brasileira, que é de 33%.

    A reeleição teve um resultado positivo para os prefeitos paranaenses, com 80% dos que disputaram o cargo mantendo suas posições. Dos 203 prefeitos que buscaram reeleição, 163 foram bem-sucedidos. Essa taxa de reeleição é similar à média nacional, que atingiu 82%, e representa um recorde para o processo eleitoral.

    A pesquisa destacou a influência dos partidos políticos na escolha dos prefeitos. Em todo o Brasil, cinco partidos concentraram 65% das vitórias em segundo turno, com ênfase no PSD, MDB e PL. No Paraná, o PSD ampliou sua presença, conquistando cidades-chave como Curitiba e Londrina. O PP também teve um aumento significativo, passando de 21 para 61 prefeituras, refletindo um crescimento de 190,5%.

    Assim, o PSD administrará 164 das 399 cidades paranaenses nos próximos quatro anos, representando um crescimento de 34,4% em relação a 2020. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou a lenta, mas positiva, evolução na representação feminina e a alta taxa de reeleição, sugerindo que a população pode estar satisfeita com a gestão atual.

    A posse dos novos prefeitos está marcada para 1º de janeiro de 2025, com a diplomação dos vereadores ocorrendo em 19 de dezembro. É importante observar que, a partir de 2027, as datas de posse para os chefes do Executivo passarão por alterações, com novos prazos estabelecidos.

    Comentários estão fechados.