Motos de até 170 cilindradas poderão ficar isentas de IPVA no Paraná a partir de 2025

Projeto de lei visa beneficiar mais de 732 mil motocicletas a partir de janeiro de 2025.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Governo do Estado do Paraná encaminhará à Assembleia Legislativa (Alep) um projeto de lei que isentará os proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Assinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a proposta prevê que a isenção comece a valer em janeiro de 2025, beneficiando mais de 732 mil veículos, o que representa cerca de 77% da frota tributável de motocicletas no estado.

    Atualmente, a isenção do IPVA é restrita a motos com cilindrada inferior a 125 cc e com mais de 10 anos de fabricação. Com a nova proposta, todas as motocicletas de até 170 cc, independentemente do ano de fabricação, estarão isentas do imposto. De acordo com dados da Receita Estadual, a média do IPVA cobrado dos proprietários dessas motocicletas é de R$ 474, um valor que, segundo o governador, pode fazer uma diferença significativa na vida dos motociclistas.

    “Esse dinheiro pode ser usado para comprar um presente, pagar a prestação da moto ou simplesmente para o dia a dia”, destacou Ratinho Junior.

    O governador ressaltou que essa medida visa valorizar e fortalecer os motoboys e entregadores que desempenham um papel crucial na economia do estado, gerando emprego e renda. O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, também comentou sobre a importância da isenção, afirmando que a ação permitirá que as famílias paranaenses utilizem os recursos economizados em alimentação, lazer ou viagens, contribuindo assim para o crescimento econômico do estado.

    *Com informações, Agência Estadual de Notícias.

    Comentários estão fechados.