Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) lançou nesta semana um curso online para qualificação de equipes técnicas que realizam exames de mamografia. A iniciativa é uma maneira de aprimorar a qualidade do serviço prestado às mulheres no Paraná, contribuindo para a detecção precoce do câncer de mama. A ESPP é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A “Capacitação de equipes técnicas que realizam exames de mamografia”, com 40 horas de duração, está disponível na plataforma EaD da Escola de Saúde, e é voltada para profissionais que operam os mamógrafos de todo o Estado, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O material, disponível desde o dia 14, ressalta a importância do cuidado com a mulher, chamando a atenção para o Paraná Rosa, programa de conscientização sobre o câncer de mama.
O conteúdo aborda a precisão dos diagnósticos, atualização de conhecimentos, atendimento ao paciente, redução de riscos, qualidade dos serviços, interpretação de resultados e a atenção às diretrizes de segurança.
OUTRO CURSO
Além deste curso, a Sesa também desenvolveu um outro – Introdução à Inspeção e Controle de Qualidade em Serviços de Mamografia – dentro da mesma temática, mas direcionado para inspetores de Vigilância Sanitária que realizam ações neste tipo de estabelecimento. Disponível desde abril, já capacitou 294 profissionais da área.
COMPROMISSO
Desde 2021, as coordenadorias de Vigilância Sanitária e de Promoção à Saúde da Sesa desenvolvem ações do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade dos Serviços de Mamografia do Paraná (PEVQSM), aprovado junto à Comissão Intergestores Bipartite, por meio da Deliberação CIB n° 242/2021.
Uma das etapas do programa prevê a qualificação das equipes técnicas que atuam nos Serviços de Mamografia a fim de orientá-las a respeito do procedimento e da forma correta como o exame deve ser feito e, assim, assegurar diagnósticos precisos e em tempo oportuno.
Para o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o programa é uma iniciativa fundamental para garantir que os exames de mamografia realizados nesses serviços atendam padrões elevados de qualidade e segurança. “Os exames são de extrema importância para o diagnóstico precoce, podendo prevenir e direcionar para o tratamento. A operacionalização dos mamógrafos, assim como o aprimoramento do processo do exame, traz mais segurança ao paciente”, ressaltou.
EXAMES
Uma das formas de detecção precoce do câncer de mama é a mamografia de rastreamento, oferecida gratuitamente pelo SUS. É indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos a cada dois anos. Mulheres de outras faixas etárias com histórico familiar podem fazer por indicação médica.
De acordo com o Sistema de Informação do Câncer (Siscan) no Paraná, em 2022, foram realizadas 190.069 mamografias de rastreamento, em mulheres de 50 a 69 anos e, em 2023, 215.424. Desde o início deste ano, 122.071 mulheres paranaenses já fizeram o exame.
“A implementação de um Programa Estadual de Vigilância da Qualidade dos Serviços de Mamografia visa não apenas melhorar a qualidade dos exames, mas também aumentar a confiança da população nos serviços de saúde, resultando em um aumento nas taxas de detecção precoce do câncer de mama e melhores resultados em saúde”, complementou Luciane Otaviano, coordenadora da Vigilância Sanitária na Sesa.
AEN
Comentários estão fechados.