Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A equipe da Segurança Empresarial da Itaipu Binacional inaugurou na última sexta-feira (11) uma capela honra a Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia, cheia de simbolismo e emoção, aconteceu na véspera do dia da Padroeira do Brasil (12 de outubro) e teve as bênçãos do padre Clodoaldo Isidoro Frassetto, vigário judicial da Diocese e pároco da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.
A solenidade teve início no auditório da SE.AD, com a bênção da imagem, que depois seguiu em procissão com os devotos de Nossa Senhora, formada por empregados(as) de várias áreas e um grupo de aposentados da Segurança, até o local onde foi instalada definitivamente a nova capela. Ali todos(as) poderão ter, novamente, um espaço para oração e reflexão. Na capelinha, foi colocada uma placa com a frase “Sob a luz de Nossa Senhora Aparecida, que encontremos segurança em nossos lares e prosperidade em nosso trabalho”.
A cerimônia faz parte das comemorações do cinquentenário da SE.AD, comemorados no dia 3 de outubro. A solenidade foi conduzida pelo gerente da Divisão de Apoio à Segurança, Cristiano Felipe Tarini, e Izolda Fernandes Tristão, da Divisão de Planejamento e Atividades Especiais.
O padre Clodoaldo representou o bispo Dom Sergio de Deus que, por motivos de agenda, não pôde comparecer na ocasião, mas mandou uma mensagem pedindo a intercessão da padroeira a favor da Itaipu, de todos que trabalham na Usina e para o Brasil todo.
A nova capela substitui outra erguida há cerca de 40 anos, com pedras retiradas durante a construção da própria usina. A proposta de revitalização do espaço partiu dos próprios empregados da área. Com o passar do tempo, o material foi danificado e, para preservar essa tradição e garantir um espaço adequado para as futuras gerações, a Segurança Empresarial decidiu construir uma nova capelinha, mais moderna e durável. O novo projeto inclui telhado, estrutura reforçada e iluminação, proporcionando melhor proteção contra as intempéries e um ambiente acolhedor e seguro.
Proteção
Depois de benzer a imagem e a capelinha, padre Clodoaldo disse que foi muito gratificante participar dessa cerimônia. “Essa inauguração mostra o reconhecimento da importância da nossa mãe Maria pela administração de Itaipu, uma grande manifestação de fé e, principalmente, de devoção a Nossa Senhora. Que ela continue protegendo todos os funcionários(as), todos(as) que aqui se dedicam e cuidam desta grandiosa obra, que é a Itaipu binacional, que gera emprego e fomenta o turismo da nossa cidade.
Durante a bênção, padre Clodoaldo destacou a importância desse marco de fé para todos que ali trabalham. “A capelinha não é apenas um espaço físico, mas um refúgio espiritual, onde empregados e aposentados poderão renovar suas preces e buscar conforto.”
Para o superintendente da Segurança Empresarial, coronel Washington Alves da Rosa, essa capela, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, representa a busca pela proteção espiritual em nossas vidas e em nosso trabalho. “Essa iniciativa preserva um legado, que já é tradição dentro da Segurança Empresarial. Por isso, incluímos essa cerimônia dentro do cinquentenário da Segurança Empresarial. Reconhecemos que, além de tecnologia, processos e estratégias, são as pessoas e sua fé que fazem essa história ser possível. Que Nossa Senhora Aparecida continue a nos abençoar e proteger, assim como tem feito ao longo desses 50 anos. Que Deus continue guiando nossos passos e abençoando.”
Comentários estão fechados.