Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Paraná registrou o maior crescimento no setor de serviços do Brasil, com uma alta de 5,7% no acumulado de 12 meses entre setembro de 2023 e agosto de 2024, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice do estado ficou empatado com o do Tocantins e foi significativamente superior à média nacional, que registrou aumento de 1,9% no período.
O resultado também se refletiu na receita nominal dos serviços, que subiu 10,1%, sendo a terceira maior alta do país, atrás apenas de Tocantins (13,1%) e Espírito Santo (10,4%). A média brasileira foi de 6,7%.
O desempenho do Paraná foi destacado em todos os segmentos analisados pelo IBGE, com o maior crescimento no setor de “outros serviços”, que inclui atividades imobiliárias e de gestão de resíduos, e registrou alta de 8,2%. Serviços profissionais e administrativos (7,1%), informação e comunicação (6,3%) e transportes (4,7%) também contribuíram para o crescimento.
No turismo, o Paraná apresentou a quinta maior alta do Brasil, com um crescimento de 6,3% entre setembro de 2023 e agosto de 2024, superando a média nacional de 2,5%. Além disso, a receita dos serviços turísticos no estado aumentou 11,8%, colocando o Paraná em destaque no cenário nacional. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Comentários estão fechados.