Diferentes setores das artes definem a política cultural de Maringá para 2022

política cultural de Maringá

Aconteceu na tarde deste sábado, 30, no Centro de Ação Cultural (CAC), o primeiro Fórum de Cultura de Maringá, que definiu as prioridades para 2022. No evento promovido pela prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, cada segmento escolheu duas propostas que foram lidas e entregues para a Secretaria de Cultura.

“Foi muito positivo. A classe não só escolheu as prioridades, como mostrou apoio para a gestão Ulisses Maia”, considerou o secretário Victor Simião. “Agora vamos fazer acontecer nessa construção coletiva com a classe”.

Um relatório será disponibilizado dentro de uma semana na plataforma Maringá Cultura com as 20 propostas de dez segmentos. O material ficará disponível por 30 dias para consulta da comunidade e em seguida será feito o relatório final com as propostas aprovadas.

No total 99 pessoas se inscreveram para participar das atividades do Fórum, que começaram ontem à noite, com a palestra online “Importância da relação entre arte e mercado”, com a economista Ana Carla Fonseca Reis. Hoje foram 44 pessoas que participaram no CAC.

A tarde começou com a apresentação de Victor Simão fazendo balanço das atividades e eventos que já aconteceram e algumas das novidades planejadas para 2022. Em, seguida, a mestre e produtora Laura Chaves palestrou falando dos ritos de um Conselho Municipal de Cultura e da relação com a Prefeitura.

 

Propostas

Após a palestra no auditório, cada segmento se reuniu numa sala do CAC para definir uma proposta dentro do Plano Municipal de Cultura (PMC) e outra inédita. As duas escolhas foram lidas pelo representante, votadas e serão incluídas no relatório que será finalizado na próxima semana.

Participaram os segmentos Sociedade Civil Organizada, Culturas Urbanas, Artes Visuais, Patrimônio Histórico, Audiovisual, Literatura, Dança, Música, Culturas Populares e Ates Cênicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *