Renovação nas prefeituras do Paraná: 60% dos municípios terão novos gestores em 2025

Levantamento da CNM revela que 79% dos prefeitos que buscaram reeleição tiveram sucesso, enquanto 40% dos municípios reelegeram seus líderes.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que seis em cada dez municípios do Paraná terão novos prefeitos a partir de 2025. No total, 236 novos gestores foram eleitos no último domingo, 6 de outubro, e esse número ainda pode aumentar com o segundo turno em cidades como Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. O levantamento revela que o Paraná se destaca como um dos estados com maior taxa de renovação no cenário municipal brasileiro.

    De acordo com o levantamento, 159 prefeitos foram reeleitos entre os 399 municípios do estado, o que representa uma taxa de sucesso de 79% para os políticos que buscaram um segundo mandato. Esse índice, apesar de expressivo, é inferior à média nacional de 82%, sendo uma das menores taxas de reeleição do país. O Paraná ficou atrás de estados como São Paulo (74%) e Espírito Santo (76%).

    No entanto, apenas 40% das cidades paranaenses terão prefeitos reeleitos, uma taxa também abaixo da média nacional de 44%. A renovação pode ser explicada em parte pela impossibilidade de muitos prefeitos disputarem um terceiro mandato consecutivo.

    Entre os municípios, São Tomé, no noroeste do estado, ainda aguarda decisão judicial sobre a posse de Leo da Bota (MDB), candidato mais votado, que está com sua candidatura sub judice.

    O perfil dos prefeitos eleitos no Paraná, segundo a CNM, revela que a maioria são homens, com média de 52 anos e ensino básico completo. No entanto, o estado apresenta baixa representatividade feminina e negra entre os eleitos. Apenas 9% dos prefeitos são mulheres e 13% se declaram negros, números bem abaixo da média nacional.

    Comentários estão fechados.