Maringá inicia testes de totens de segurança com câmeras de 360° em espaços públicos

Além das câmeras de monitoramento, os totens têm botão de acionamento de ocorrências para contato direto com a Guarda Civil Municipal.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Oito espaços públicos de Maringá foram escolhidos para início dos testes dos totens de segurança com câmeras de 360° e que capturam imagens em curta e longa distância.

    A Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, realizou chamamento público e duas empresas foram selecionadas para os testes, sem nenhum custo para o município.

    Os equipamentos têm quatro metros de altura e são instalados na Rodoviária, Praça Raposo Tavares, Vila Olímpica, Terminal Urbano, Aeroporto, Praça Napoleão Moreira da Silva, Praça Reviver Magó e Travessa Jorge Amado (Mercadão). No momento, as empresas realizam a instalação e integração dos equipamentos ao Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda Civil Municipal. Os testes terão duração de 120 dias.

    Além das câmeras de monitoramento, os totens têm botão de acionamento de ocorrências para contato direto com a Guarda Civil Municipal. As câmeras realizam reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e os totens ainda contam com botão do pânico, sistema de som, com giroflex, sirene bidirecional e mensagens de áudio em casos de ocorrências.

    O equipamento também detecta situação de risco e realiza controle estratégico em casos de aglomeração de pessoas, incluindo a contagem de pessoas e objetos, invasão ou circulação em áreas proibidas ou restritas, além de contar com alerta de desastre natural e sensor sísmico.

    Após os testes, o município abrirá uma licitação para contratação da empresa que será responsável pelo serviço. A previsão é licitar dez equipamentos para serem instalados em espaços públicos da cidade.

    Comentários estão fechados.