Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Câmara de Maringá outorgou o título de Cidadão Benemérito ao empresário Shiniti Ueta em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
Na sessão solene para entrega da homenagem, destaque para a participação do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui; e do vice-prefeito da cidade japonesa de Kakogawa, Naofumi Nakata.
Shiniti Ueta é filho do pioneiro da fotografia do município, Kenji Ueta (falecido em 2020). Em 1978, integrou a comissão que recebeu em Maringá o príncipe Akihito e princesa Michiko durante os eventos comemorativos dos 70 anos da imigração japonesa no Brasil. Desde 1997, atua com o intercâmbio de jovens de Maringá e Kakogawa enriquecendo o repertório cultural e educacional dos participantes.
Ueta sublinhou a importância do apoio de instituições para o fortalecimento do intercâmbio cultural de Maringá e outras cidades japonesas, como o Poder Legislativo e Executivo, sociedade civil organizada, Consulado do Japão e das cidades japonesas de Kobe, Kyoto, Tóquio, Kakogawa, Tottori e Chiba.
“Em 1979 fiz minha primeira viagem ao Japão, o país em que meus pais nasceram. Tecnológico, limpo, organizado, receptivo, com ‘omotenashi’, ou seja, com um atendimento carinhoso. Voltei para o Brasil com a ideia de tentar contribuir de alguma forma para difundir essa cultura desse país maravilhoso para meus amigos”, ressaltou Ueta.
O vice-prefeito da cidade japonesa de Kakogawa, Naofumi Nakata, enfatizou que Shiniti Ueta e seu pai Kenji Ueta foram essenciais para os mais de 50 anos de relacionamento entre as cidades de Maringá e Kakogawa. “Temos um vínculo forte que não é comparado a nenhum outro lugar. Senhor Ueta é verdadeiramente uma ponte entre Kakogawa e Maringá”, afirmou.
O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, destacou que o empenho e trabalho de Ueta facilita as ações do consulado, sobretudo com as tratativas iniciadas pelo homenageado na área econômica. “Espero que Ueta continue com as ações para facilitar também os trabalhos dos meus sucessores”, concluiu.
Comentários estão fechados.