Kenji Ueta, pioneiro da fotografia em Maringá, morre aos 93 anos por causa da Covid-19

Pai do empresário Shiniti Ueta e de Akemi Ueta Nishimori, o fotógrafo faleceu apenas uma semana após a morte da esposa Yoshiko Nakagawa Ueta, 91 nos

  • Um dos pioneiros mais conhecidos de Maringá, dono de registros históricos da cidade, que imortalizou grandes momentos, Kenji Ueta, 93 anos, morreu por causa da Covid-19.

    Pai do empresário Shiniti Ueta e de Akemi Ueta Nishimori, pré-candidata a prefeita de Maringá. o fotógrafo pioneiro faleceu apenas uma semana após a morte da esposa Yoshiko Nakagawa Ueta, 91 nos, com quem conviveu por mais de 70 anos.

    Ela também morreu por causa da Covid-19. Devido às regras sanitárias, Kenki Ueta deixa Maringá sem um velório com a presença de milhares de pessoas e com as homenagens merecidas.

    Em 2018, nas comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa, o fotógrafo Kenji Ueta foi homenageado no PArque de Exposições de Maringá, na presença do ex-presidente Michel Temer e da princesa do Japão, Mako de Ashino.

    Uma das mais belas homenagens a Kenki Ueta pode ser vista na página do Facebook da filha, Akemi. Em vídeo, ele conta a história de sua imigração e de toda uma vida.

    Abaixo, veja também uma reportagem especial do programa Destaque da Rede Massa de Maringá sobre o fotógrafo Kenji Ueta.

    https://youtu.be/8neExsR-A2I

    Ueta conta que o convite para migrar para ao Paraná foi feito pelo irmão mais velho, que já havia se estabelecido em Maringá. Kenki Ueta chegou à cidade em 1951. A comunidade nipônica da cidade estava em crescimento, contou o jornalista Angelo Rigon.

    Em postagem, na manhã deste sábado, Rigon Lembra que devido aos “brasileiros terem  certa dificuldade para pronunciar palavras japonesas, cada oriental que chegava recebia um novo nome. O batismo tupiniquim transformou Kenji em Paulo. Seu Paulo. Definitivamente um fotógrafo de dois povos (leia mais na Gazeta do Povo)”.

    Rigon também informou que ao “comunicar a morte de um dos primeiros fotógrafos de Maringá, e o dono do maior acervo fotográfico da história da cidade, mensagem da família informou que ele “partiu tranquilo e sereno para descanso no plano espiritual junto ao Pai Celestial”.

    As fotos de Kenji Ueta ficarão imortalizadas nos museus e também na internet. Algumas destas cenas históricas podem ser acessadas nesta reportagem do Maringá Post.

    Comentários estão fechados.