Ponte sobre o Rio Ivaí passará por reformas e interdição de um mês e meio; saiba mais

A interdição está programada para durar até 10 de outubro e é necessária para a realização de reformas estruturais importantes.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou que a ponte sobre o Rio Ivaí na PR-457, situada entre São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí, será interditada a partir de 26 de agosto. A interdição está programada para durar até 10 de outubro e é necessária para a realização de reformas estruturais importantes.

    Durante o período de fechamento, os motoristas deverão utilizar rotas alternativas. As opções recomendadas são a PR-317, passando por Floresta e Engenheiro Beltrão, ou a PRC-466, com passagem por Borrazópolis e Lidianópolis.

    A interrupção total do tráfego é imprescindível para o desmonte das cabeceiras da ponte, a construção de novos dispositivos de contenção, a recomposição do aterro, e a instalação de novas lajes de transferência. A decisão de não reforçar as contenções atuais, mas sim substituí-las, deve-se ao risco de escorregamento que poderia ocorrer com os reparos.

    A obra, que representa um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, incluirá a recuperação da superfície de concreto da ponte, instalação de novas barreiras de concreto, aprimoramento do sistema de drenagem, reparo do pavimento e substituição das juntas de dilatação, além de reforço da sinalização e instalação de dispositivos de segurança. A ponte tem 300 metros de comprimento e 12,5 metros de largura, com duas faixas de rolamento e acostamento em ambos os lados.

    Essas melhorias fazem parte de um contrato de manutenção abrangente que envolve 13 obras de arte especiais no Escritório Regional Vale do Ivaí da Superintendência Regional Norte do DER/PR. Além da ponte sobre o Rio Ivaí, estão sendo reformados um viaduto, um passa-gado, duas galerias e nove pontes, com um investimento total de R$ 9.199.783,44.

    Para mais detalhes sobre as obras e as rotas alternativas, o DER/PR disponibiliza um mapa atualizado na aba CP 201/2022.

    Comentários estão fechados.