Esquema de falsa aposentadoria: Mulher com 76 boletins de ocorrência é presa por fraude

A fraude envolvia a seleção de vítimas vulneráveis por uma funcionária de Saúde e a cobrança de falsas taxas por uma suposta advogada.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Nesta segunda-feira (8), uma mulher de 44 anos foi presa suspeita de estelionato e associação criminosa, em Ponta Grossa (cerca de 310 km de Maringá). Segundo a Polícia Civil, ela estava envolvida em um esquema de vendas de falsa aposentadoria.

    A suspeita, cujo nome não foi divulgado, possui 76 boletins de ocorrência contra ela, a maioria por fraude.

    De acordo com o delegado Mateus Santarelli, o esquema fraudulento ocorria em duas etapas. Primeiro, uma funcionária do sistema de Saúde selecionava as vítimas, preferindo aquelas com baixa instrução. Em seguida, uma suposta advogada cobrava valores em dinheiro sob o pretexto de conseguir aposentadorias pelo INSS, apesar de saber que o benefício não seria concedido.

    As reuniões com as vítimas aconteciam em um estabelecimento comercial da cidade, onde, na falta de dinheiro em espécie, o proprietário fornecia uma máquina de cartão para facilitar o pagamento, colaborando com a ação criminosa.

    Nesta segunda-feira (8), também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São João do Triunfo e região, onde reside a maior parte das vítimas. As investigações continuam em andamento.

    A polícia pede que quem tiver informações que possam ajudar na investigação entre em contato de forma anônima pelos telefones 181 ou (42) 3447-1263.

    Comentários estão fechados.