Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança (Semutrans), divulgou, nesta quarta, 3, balanço de ações do primeiro semestre de 2024. Entre apreensões de armas, prisões, cumprimento de mandados e demais atividades, cerca de 3,1 mil ocorrências foram atendidas somente neste período.
Foram 32 veículos recuperados, 122 pessoas detidas, 16 mandados de prisão cumpridos, 86 prisões e apreensão de 2 armas de fogo. A GCM também realizou atendimentos e rondas específicas dentro das exigências da Lei Maria da Penha.
Em comparação com 2023, os números divulgados indicam aumento expressivo de ocorrências. No ano passado foram 3750 ocorrências atendidas, enquanto que, em 2024, em apenas um semestre, 3100 atendimentos foram realizados.
“A ampliação do número de ocorrências atendidas é convergente com investimentos feitos em infraestrutura, aquisição de equipamentos e viaturas e demais avanços. Seguimos com trabalho intenso e contínuo nas ruas para promoção de uma Sarandi mais segura”, afirma a comandante da GCM, Alessandra Godart.
O prefeito Walter Volpato reforça que os números positivos divulgados são resultado do trabalho realizado há vários anos, com investimentos em infraestrutura, equipamento, novas viaturas e adesão de ferramentas tecnológicas.
“A GCM de Sarandi é um orgulho para a cidade e, mais do que isso, referência para outros municípios. Recentemente, adquirimos viaturas, formamos novos agentes, implantamos ferramentas de tecnologia e demais ações. Mas é claro, tudo isso só foi possível por meio do trabalho de agentes comprometidos com a promoção de segurança”, afirma.
A GCM Sarandi também realizou, ao longo do semestre, ações específicas de proteção a mulheres. A Patrulha Maria da Penha realizou 601 acompanhamentos de medidas protetivas e efetuou 32 prisões por violência doméstica.
A corporação dispõe de um veículo especialmente caracterizado para essa atividade, contando com uma equipe treinada para reforçar a aplicação da lei e garantir a proteção dos direitos das mulheres. Ademais, a GCM Sarandi também possui uma viatura específica para a Patrulha Escolar, destinada ao atendimento de ocorrências em instituições de ensino.
Além das ações já realizadas, novas estratégias de patrulhamento também foram estabelecidas.
“Entramos com novas estratégias de patrulhamento, baseadas em dados colhidos. A nova estratégia operacional da GCM está alicerçada na compreensão de dados relativos à criminalidade em áreas geográficas específicas, intensificando as ações de patrulhamentos nos quadrantes previamente definidos. Foram analisados os tipos de ocorrências de cada local, traçando, desta forma, estratégias efetivas”, afirma o secretário da Semutrans, coronel Márcio Antonio dos Santos.
Comentários estão fechados.