Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A britânica Sharon Dann, de 54 anos, morreu após sofrer um ataque cardíaco decorrente da “síndrome do coração partido”, uma condição cardíaca rara que pode ser desencadeada por estresse emocional extremo e provoca sintomas semelhantes aos de um infarto.
A notícia foi divulgada pelo jornal britânico The Sun. Segundo as informações, Sharon Dann ficou extremamente abalada ao descobrir que seu marido, Wayne, foi diagnosticado com câncer. Um fato que chama a atenção é que ela morreu três dias antes do marido falecer.
O casal mantinha um relacionamento por 10 anos e os dois se consideravam “almas gêmeas”. Por isso, a descoberta do câncer causou um grande impacto emocional na saúde de Sharon.
“Minha mãe passou por momentos muito difíceis. Ela estava muito estressada e preocupada com tudo isso. Tentei estar ao lado dela o máximo que pude, pois não queria que ela ficasse sozinha.
Ellie descreveu como a mãe se dedicava integralmente ao cuidado de Wayne, passando quase todo o tempo no hospital ao lado dele, sem comer ou dormir adequadamente.
“Ela ficava sem parar no quarto do hospital com ele; só foi para casa duas vezes para trocar de roupa. Eu continuei tentando tirá-la do quarto”, contou Ellie.
A situação se agravou quando Sharon foi levada ao hospital e colocada em coma induzido. Apesar dos esforços da equipe médica, ela veio a óbito no dia 4 de abril. Apenas três dias depois, em 7 de abril, Wayne perdeu a batalha contra o câncer.
Síndrome do Coração Partido
A Síndrome do Coração Partido, ou Síndrome de Takotsubo, é uma condição cardíaca transitória que pode ser desencadeada por estresse emocional extremo, como a perda de um ente querido, um divórcio, problemas financeiros ou um evento traumático.
Essa condição recebe o nome de “Takotsubo” devido à aparência do coração afetado, que se assemelha a um “pote de polvo” japonês. O fenômeno ocorre quando o coração deixa de bombear efetivamente devido à disfunção temporária do músculo cardíaco.
Os sintomas da Síndrome do Coração Partido podem variar, mas geralmente incluem dor no peito súbita e aguda, falta de ar, palpitações, sudorese excessiva e, em alguns casos, desmaios.
Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com um ataque cardíaco, mas a principal diferença é que, na Síndrome do Coração Partido, não há bloqueio nas artérias coronárias.
A boa notícia é que a Síndrome do Coração Partido é reversível na maioria dos casos. Leia a coluna Saúde Post para saber mais.
Comentários estão fechados.