Em Maringá, mais de 10 mil famílias de baixa renda não recebem o Bolsa Família

De acordo com o CadÚnico do Governo Federal, 22.364 famílias sobrevivem na Cidade Canção com até meio salário mínimo por pessoa. No entanto, menos de 12 mil famílias recebem o benefício em Maringá.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Em Maringá, mais de 10 mil famílias classificadas como ‘baixa renda’, de acordo com o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, não recebem o Bolsa Família. A classificação é dada para famílias que sobrevivem com até meio salário mínimo por integrante.

    Os dados, disponíveis na plataforma “Bolsa Família e Cadastro Único no seu município”, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, foram atualizados nesta semana. Em números absolutos, são 22.364 famílias consideradas de baixa renda em Maringá.

    Apesar das mais de 22 mil famílias vivendo com até meio salário mínimo por pessoa, pouco mais de 10 mil estão fora da lista de recebimento do Bolsa Família, o programa de transferência de renda do Governo Federal.

    Em números absolutos, Maringá teve, neste mês, 11.778 famílias beneficiadas com o programa de transferência de renda, totalizando 31.925 pessoas assistidas na cidade. Com a quantidade de pessoas, Maringá recebeu R$ 7,8 milhões em repasses do Bolsa Família apenas em maio.

    Em contato com o Maringá Post, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome explicou que mesmo após a inscrição no CadÚnico, “a família não entra imediatamente para o Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas e que começarão a receber o benefício”. Ao todo Maringá, tem mais de 45 mil famílias inscritas no CadÚnico, segundo dados do Governo Federal.

    Os números do Paraná

    Em comparação com cidades da região, Maringá lidera a concentração de famílias de baixa renda. Em Sarandi, são 7.573 famílias sobrevivendo com até meio salário mínimo por pessoa. Na sequência aparecem Paiçandu (4.867) e Marialva (3.707).

    Em nível de Paraná, a Cidade Canção está em 5º lugar entre as cinco maiores cidades do estado. Curitiba (105.067), Londrina (45.750), Ponta Grossa (29.379) e Cascavel (24.432) estão na frente, concentrando mais famílias nesta situação econômica.

    Comentários estão fechados.