1ª Zine Ingá terá exposição, debates e oficinas gratuitas nos dias 8 e 9 de junho

As inscrições são gratuitas e todos os materiais necessários para a montagem dos zines também serão disponibilizados gratuitamente.

  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    O zine é uma forma de publicação artesanal que, desde os anos 1970, tem sido escolhida por muitos artistas brasileiros, em especial os iniciantes e à margem do mercado editorial, para expressar suas ideias, poemas, letras de música, fotografia, colagem, desenho, entre outras manifestações artísticas. Por ser uma ferramenta autoral, com baixo custo de confecção, possibilita a criação de uma rede de contatos com outros artistas e com o público consumidor.

    Com o objetivo de fortalecer essa cena, promover o encontro entre artistas e também a circulação de publicações independentes e artesanais em Maringá e região, a PR Educação e Cultura e o Coletivo Pé Vermelho irão promover a 1ª edição da feira Zine Ingá nos dias 8 e 9 de junho, na Coletiva Mostra Multicultural.

    Viabilizada pelo Prêmio Aniceto Matti, a feira terá espaços para oficinas, debates sobre a editoração de zines e suas poéticas e exposição de zines confeccionados por artistas locais e nacionais, selecionados pelas poetas e produtoras culturais Ana Favorin e Érica Paiva Rosa. Haverá, ainda, um sarau com microfone aberto ao público presente.

    “A Zine Ingá visa construir e fortalecer uma tradição zineira na cidade, movimentada pelo Coletivo Pé Vermelho há cinco anos e por artistas que atuam de forma isolada. Para isso, a Feira de Zines oferece à população uma oportunidade de conhecer publicações que não encontramos em livrarias ou bibliotecas, por exemplo, porque são feitas por artistas à margem do mercado editorial. Além de aprender a fazer um zine autoral, as pessoas também poderão acessar uma variedade de zines, conversar com seus criadores, entender o processo de confecção artesanal de cada exemplar e, assim, consumir o trabalho desses artistas”, explica Érica, também responsável pela coordenação geral do projeto.  

    As duas oficinas oferecidas pelo projeto se complementam. Elas acontecem no sábado, dia 8, e serão ministradas por zineiras de Curitiba (PR), sendo uma de Criação Poética com Emanuela Siqueira e outra de Confecção de Zines com Daniele Rosa. Para cada uma delas há 20 vagas. As inscrições são gratuitas e todos os materiais necessários para a montagem dos zines também serão disponibilizados gratuitamente.

    Serviço:

    Zine Ingá

    Dias 8 e 9 de junho (sábado e domingo).

    Dia 8 com oficinas, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

    Dia 9 com a Feira de Zines, das 15h às 20h.

    Local: Coletiva Mostra Multicultural (Rua Padre Viêira, 443 – Zona 7, Maringá – PR).

    Classificação indicativa: 12 anos.

    Programação da Feira de Zines:

    · 1 exposição de zines confeccionados nas oficinas da Zine Ingá;

    · 10 estandes de exposição com trabalho de 14 zineires (com materiais para venda, troca e distribuição gratuita);

    · 1 roda de conversa com oficineires e participantes das oficinas sobre suas experiências de criação;

    · 1 bate-papo sobre a editoração de zines e suas poéticas com zineires locais e nacionais

    · 1 sarau poético com microfone aberto ao público.

    Serão distribuídas gratuitamente 100 unidades de um catálogo artesanal com trabalhos e contatos dos zineires, além de zines disponibilizados pelos expositores.

    Gratuito e Acessível em Libras

    Oficina 1 – Criação Poética

    Dia 8 de junho das 9h às 12h

    Conteúdo: Criação dos textos e ilustrações

    Ministrante: Emanuela Siqueira (PR)

    É tradutora e colecionadora de fanzines desde 2001. Desenvolve oficinas, residências, laboratório e pesquisas sobre a prática fanzineira feminista com Daniele Rosa sob o nome de Fanzine Grrrls em Curitiba.

    Oficina 2 – Confecção de Zines

    Dia 8 de junho das 14h às 17h

    Conteúdo: Montagem de um zine autoral

    Ministrante: Daniele Rosa (PR)

    Escreve, faz zine e media leituras. Integra a Conserva Edições, onde edita fanzines e publicações artesanais; e a Membrana, grupa crítica-afetiva de pessoas que escrevem. Além de fanzines, participou de coletâneas, revistas impressas e eletrônicas, e publicou os livros Perpétuo (Urutau, 2021) e café da manhã com arranha-céus (Independente, 2023).

    Link de inscrição para as duas oficinas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvpoJmdhf5DSTB8LeacTjIHCdUGFvEQuhg8FrMwoLY73k_OQ/viewform

    Ficha Técnica:

    Realização: PR Educação e Cultura e Coletivo Pé Vermelho

    Equipe de Produção:

    Érica Paiva Rosa – Coordenação Geral e Curadoria

    Pedro Marques – Produção Executiva e Coordenação Financeira

    Ana Favorin – Curadoria e Mediação

    Gabriel Brunini – Produção Audiovisual

    2 Coelhos Comunicação e Cultura – Assessoria de Imprensa

    Saiba mais em @slampevermelho

    Produzido com verba de incentivo à cultura

    Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020

    Prêmio Aniceto Matti/PMM.  

    Comentários estão fechados.