O vereador Flávio Mantovani (PSD) sugeriu que a Prefeitura de Maringá pense na criação da Secretaria Municipal de Arborização, uma pasta exclusiva para cuidar das árvores na cidade. A sugestão consta em um requerimento, de autoria do parlamentar, que será votado na sessão desta quinta-feira (2).
No documento, Mantovani questiona “se há possibilidade de adotar medidas visando criar, na estrutura administrativa do Poder Executivo, a Secretaria Municipal de Arborização, dotada de orçamento próprio e autonomia administrativa para realização de licitações e contratação de serviços”.
A justificativa apresentada pelo vereador no documento é a de “proporcionar mais celeridade e eficiência na execução dos serviços de competência do Município relacionados à arborização”. O Executivo terá 15 dias para responder o Requerimento, caso aprovado.
Ao Maringá Post, Flávio Mantovani justificou a sugestão dada ao município com exemplos que ocorrem em outras cidades. “Nós propomos um estudo, mesmo que não seja nesta gestão, mas que fique encaminhado para uma próxima, para criar uma secretaria exclusiva para árvores. Nós temos algumas cidades pelo país onde nós temos uma pasta específica da arborização. Então os objetivos não seriam, inicialmente, um aumento de cargos, mas uma realocação de outros cargos que já existem no município. Isso ajudaria em vários processos, como por exemplo na questão das indenizações, onde teríamos informações mais rápidas e de forma mais precisa, há a possibilidade também de termos mais agilidade na realização das triagens de pedidos que estão aguardando há vários anos, na compra e terceirização de serviços. Maringá não tem um problema pontual, corriqueiro com árvores como existem em outras cidades. Aqui, nós temos muitas árvores e é um problema muito sério, então é hora de tratá-lo com o devido peso”.
Atualmente, os serviços de arborização de Maringá ficam no guarda-chuva da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selurb).
Comentários estão fechados.