Tempo estimado de leitura: 2 minutos
No Paraná, um projeto de lei foi apresentado com o objetivo de atualizar os símbolos de atendimento prioritário para idosos. O deputado estadual Cobra Repórter, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, propôs na Assembleia Legislativa do Paraná a substituição dos pictogramas existentes por novos que estejam em conformidade com o Estatuto da Pessoa Idosa.
O projeto visa remover representações visuais que possam perpetuar estereótipos negativos sobre os idosos, substituindo-os por símbolos que ofereçam uma representação neutra do envelhecimento. A medida segue a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, e busca assegurar os direitos e a dignidade dos idosos.
Segundo o projeto, locais de atendimento ao público, sejam eles públicos ou privados, terão até 180 dias após a publicação da lei para fazer a atualização dos símbolos. Estabelecimentos que já possuem símbolos atualizados conforme o novo modelo proposto estarão dispensados de novas alterações.
O projeto tem como finalidade não apenas a melhoria do atendimento aos idosos, mas também a promoção de uma sociedade que respeite a diversidade de idades. O deputado Cobra Repórter mencionou que os novos símbolos de atendimento prioritário devem refletir o respeito e a importância dos idosos, e a aprovação da lei reforçaria o compromisso do Paraná com a dignidade e os direitos da população idosa.
*Com informações, Assembleia Legislativa do Paraná.