Nesta segunda-feira (22), alunos do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, em Maringá, foram surpreendidos ao depararem-se com uma cena chocante: uma das cozinheiras da escola estava trabalhando utilizando uma camiseta com símbolos nazistas.
Além de uma imagem da suástica, cruz que foi adotada como logotipo do Partido Nazista, de Adolf Hitler, a camiseta tinha a frase “Viva a Santa Raça Ariana” em letras grandes.
A exibição desses símbolos – que estão conectados com as ideias do fascismo, racismo e supremacia branca – é proibida por lei. Além disso, é importante ressaltar que a apologia ao Nazismo é crime sujeito a até três anos de prisão.
O assunto logo chegou à direção da escola, que convocou a funcionária para prestar esclarecimentos. Segundo o diretor Sérgio Martinhago, a mulher afirmou desconhecer o significado dos símbolos presentes em sua camiseta.
Ela alegou não saber como, quando ou de quem ganhou a peça de vestuário, e afirmou que a utilizou sem compreender que a exibição das imagens é ilegal.
Após a conversa com o diretor, a cozinheira concordou em trocar de camiseta, retirando a que continha os símbolos nazistas. A peça permanece guardada nas dependências da escola, aguardando possível investigação por parte de grupos antinazistas ou da polícia, a fim de esclarecer sua origem.
Comentários estão fechados.