Janela partidária fecha nesta sexta-feira (5); Quais vereadores já mudaram de partido em Maringá?

Esta sexta-feira (5) é o último dia para candidatos em cargos eletivos mudarem de legenda sem perderem os mandatos.

  • Esta sexta-feira (5) é o último dia para candidatos em cargos eletivos mudarem de legenda sem perderem os mandatos. Já aqueles que querem se candidatar em 2024, mas ainda não estão filiados a nenhum partido, tem até sábado (6) para entrarem em uma sigla.

    Por Victor Ramalho

    A chamada ‘janela partidária’, que é o prazo para que representantes de cargos eletivos – como prefeitos, vice e vereadores – possam mudar de partido sem perderem os mandatos, visando concorrer na eleição de 2024, se encerra nesta sexta-feira (5).

    Em Maringá, alguns vereadores já oficializaram suas trocas de legenda nos últimos dias, todos confirmados como pré-candidatos a reeleição. Outros ainda estudam convites e podem oficializar trocas ainda nesta sexta (5).

    A última mudança confirmada, até o momento, foi de Belino Bravin, que na noite dessa quinta (4) confirmou seu retorno ao Progressistas, partido em que foi eleito em 2016. Em 2020, Bravin concorreu à Câmara pelo PSD. Anteriormente, Sidnei Telles também oficializou a troca do Avante pelo Podemos, em evento na noite de terça-feira (2).

    Entre os vereadores em mandato, conforme apurado pela reportagem, ao menos três ainda tem convites para trocar de sigla: Flávio Mantovani é ventilado no PSD, enquanto Altamir da Lotérica é cogitado para trocar o Podemos pelo PSDB e Delegado Luiz Alves para deixar o Republicanos rumo ao PL. Enquanto isso, no Executivo, Edson Scabora, pré-candidato a prefeito, também é cogitado para trocar de sigla, podendo sair do MDB rumo ao PSD. Nenhum deles confirma os convites de forma oficial.

    Ainda neste fim de semana, mais especificamente neste sábado (6), se encerra o prazo de filiação daqueles que não estão ligados a nenhuma sigla, mas planejam concorrer na eleição de 2024.

    Foto: Ilustrativa/CMM

    Comentários estão fechados.