Monja Coen anuncia tratamento para câncer de pele e compartilha mensagem de otimismo durante o ‘processo de cura’

O câncer de pele, cuja principal causa é a exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol, representa 34% dos casos de câncer no Brasil.

  • Foto: Reprodução

    A líder espiritual Monja Coen Roshi, aos 76 anos, e com uma influência digital de mais de 3 milhões de seguidores, revelou estar em tratamento quimioterápico para um câncer de pele.

    “Estou em um processo de cura, ele é feinho, fica assim bem feinho, mas depois melhora”, disse a monja.

    Conhecida por sua abordagem acessível aos temas humanos, ela compartilhou uma mensagem de esperança, enfatizando que, apesar das dificuldades, há sempre um ciclo de início, meio e fim.

    “A vida é assim, às vezes a gente passa por momentos em que as coisas não são como a gente gostaria. Mas tudo tem começo meio e fim”, afirmou.

    Durante o tratamento, Coen utiliza uma pomada quimioterápica que provoca feridas nas áreas afetadas pelo câncer, que posteriormente cicatrizam, eliminando as células cancerígenas. Ela descreve o processo como doloroso, mas necessário para a cura.

    O câncer de pele, cuja principal causa é a exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol, representa 34% dos casos de câncer no Brasil.

    Existem dois tipos principais não-melanoma: o carcinoma basocelular, que é o mais comum e menos agressivo, e o carcinoma espinocelular, que pode ser mais grave devido ao risco de metástase. O melanoma, embora mais raro, é o mais perigoso e se manifesta como uma pinta irregular na pele.

    Para monitorar o surgimento do melanoma, os médicos recomendam observar as características das pintas seguindo a regra do ABCDE: Assimetria, Bordas irregulares, Cores múltiplas, Diâmetro maior que 6mm e Evolução de suas características.

    Veja os tipos de câncer de pele

    Veja os tipos de câncer de pele — Foto: Arte/TV Globo
    Foto: Reprodução/TV Globo

    Comentários estão fechados.