Vereador quer saber quantos moradores de rua em Maringá têm dependência química

No requerimento, protocolado na Câmara de Maringá na segunda-feira (19), parlamentar também faz outros questionamentos sobre o tema, como por exemplo as medidas que a Prefeitura tem adotado para solucionar o problema.

  • No requerimento, protocolado na Câmara de Maringá na segunda-feira (19), parlamentar também faz outros questionamentos sobre o tema, como por exemplo as medidas que a Prefeitura tem adotado para solucionar o problema.

    Por Victor Ramalho

    Um requerimento de autoria do vereador Delegado Luiz Alves (Republicanos) busca mais informações, junto ao município, sobre a situação da população em situação de rua em Maringá. Entre os questionamentos apresentados, o parlamentar quer saber se a Prefeitura tem conhecimento de quantas dessas pessoas apresentam algum grau de dependência química.

    O documento foi protocolado pelo gabinete do vereador na segunda-feira (19) e a expectativa é de que seja votado nesta quinta-feira (22). Caso aprovado, o Executivo terá 15 dias para responder aos questionamentos, que são cinco ao todo. As perguntas que o parlamentar faz são:

    •  quantas pessoas vivem em situação de rua em Maringá, atualmente;
    • dessas, quantas apresentam vício em drogas;
    • quantas já estiveram em conflito com a lei;
    • quantas têm vínculos familiares em Maringá;
    • quais são as medidas específicas que a Municipalidade tem adotado para a solução da
      problemática envolvendo a população em situação de rua, considerando todas as vulnerabilidades já
      expostas;

    Em Maringá, o dado mais recente relacionado a quantidade de moradores de rua é de dezembro de 2023, de um censo realizado pelo Núcleo Regional do Observatório das Metrópoles, órgão ligado ao departamento de Ciências Sociais da UEM, em parceria com o Centro POP. Na ocasião, foi levantado que há 656 pessoas em situação de rua na cidade, número que representa um aumento de 45% em comparação com o censo anterior, realizado em 2019, quando haviam 452 pessoas vivendo nas ruas de Maringá.

    Imagem Ilustrativa/Foto: Wilame Prado/Arquivo/Maringá Post

    Comentários estão fechados.