Eleições municipais: 60 milhões de eleitores podem ter 2º turno em 2024

Compartilhar

Foto: Reprodução / Ilustrativa

Um estudo da Novo Selo Comunicação revelou que 40% dos eleitores brasileiros estão em municípios com mais de 200 mil habitantes, onde há possibilidade de 2º turno nas eleições municipais. Esse grupo, chamado de Top-99, pode chegar a 100 cidades neste ano, segundo a Justiça Eleitoral.

O levantamento, que pode ser consultado AQUI, analisou-se o cenário político-partidário e a presença da imprensa nessas cidades, que concentram a maior parte do debate eleitoral no país. “Esses municípios condicionam o planejamento e a cobertura dos principais veículos jornalísticos, nacionais e regionais”, diz Fábio Brandt, fundador da Novo Selo Comunicação e coordenador do estudo.

O estudo também mostrou que as 15 maiores cidades do Brasil, lideradas por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, somam 32 milhões de eleitores, ou 21% do total. Além disso, o estudo apontou as mudanças no perfil dos partidos que governam essas cidades, com destaque para o crescimento do PSD, do MDB e do Republicanos, e a queda do PSDB e dos partidos de esquerda, como o PT e o PSB.

Outro dado interessante é que apenas 17% dos pré-candidatos às eleições de 2024 nesses municípios são mulheres, segundo informações coletadas pela Novo Selo Comunicação na imprensa. “Nós não apresentamos aqui um ‘gabarito’ com nomes de quem disputará, de fato, as eleições. Trazemos possíveis cenários, já tornados públicos por meios jornalísticos, que podem ajudar a compreender as movimentações de políticos e de suas siglas no início do ano eleitoral”, explica Brandt.


Compartilhar