Julgamento de Moro no TRE-PR é suspenso enquanto tribunal aguarda Lula indicar novo juiz

A nova presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tomou posse nesta quinta-feira (1º), em Curitiba. Atualmente, a Corte está com um juiz a menos, mas o próximo magistrado sairá de uma lista tríplice já aprovada pelo TSE. 

  • A nova presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tomou posse nesta quinta-feira (1º), em Curitiba. Atualmente, a Corte está com um juiz a menos, mas o próximo magistrado sairá de uma lista tríplice já aprovada pelo TSE. 

    Por Victor Ramalho

    O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) suspendeu, temporariamente, o julgamento do processo que pode culminar na cassação de mandato do senador maringaense Sergio Moro (União Brasil). A decisão foi anunciada pelo novo presidente do Tribunal, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.

    Bengtsson e a nova diretoria do TRE-PR tomaram posse nessa quinta-feira (1º), em uma solenidade na sede do TRE-PR em Curitiba. Em conversa com jornalistas após o evento, o magistrado informou que a Corte irá aguardar a indicação de um novo juiz para dar continuidade ao processo.

    “Teremos que aguardar esses trâmites. Só vai ser designada a data posteriormente. Acredito que em questão de 20 dias é possível pautar o processo. Estamos esperando esse novo membro”, afirmou o novo presidente do Tribunal, em coletiva de imprensa.

    Moro é acusado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Liberal (PL) de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022. As ações dos dois partidos foram unificadas em um único processo pelo próprio TRE, em 2023. Mesmo que o senador seja condenado pela Corte estadual, a perda de mandato dependerá do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Atualmente, o Tribunal paranaense está com um juiz a menos. O mandato do advogado Thiago Paiva dos Santos, que fazia parte do colegiado, se encerrou no dia 21 de dezembro. Pelo regimento interno, a escolha do novo juiz depende da aprovação, por parte do TSE, de uma lista tríplice, indicada pelo próprio TRE. Após isso, o presidente da República, no caso Lula (PT), poderá indicar o novo juiz para o órgão.

    A lista tríplice do TRE-PR recebeu o aval do TSE já nessa quinta-feira (1º), conforme adiantou a Carta Capital. Agora, resta a oficialização do nome por parte de Lula.

    Foto: Arquivo/Agência Brasil

    Comentários estão fechados.