Detentos com deficiência sofrem em cela precária no Paraná; Vídeo

O vídeo foi divulgado pelo deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) em uma rede social na última terça-feira (30).

  • Foto: Eliandro Santana/Banda B

    Um vídeo gravado por um detento com deficiência mostra a situação degradante de uma cela no Complexo Médico Penal (CMP) do Paraná, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O vídeo foi divulgado pelo deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) em uma rede social na última terça-feira (30).

    No vídeo, o detento, que não se identifica, diz que divide o espaço com outros cadeirantes e tetraplégicos, que sofrem com feridas, infecções, falta de fraldas e de assistência médica. Ele mostra um colega com uma lesão na região do cóccix, outro com a perna quebrada há dois anos sem cirurgia, e outro que perdeu a visão por negligência. Ele também mostra uma aranha-marrom que teria picado ele dentro da cela.

    A cela é pequena, suja, sem ventilação e com degraus que dificultam a locomoção dos cadeirantes. O detento diz que eles têm restrição para tomar banho de sol e que estão abandonados. Ele pede socorro e diz que eles podem morrer ali.

    O deputado Renato Freitas disse que visitou o CMP e viu a situação de perto. Ele afirmou que há detentos com bactérias resistentes a todos os antibióticos e que o médico da unidade disse que não havia condições de atendimento. Ele comparou a cela a um campo de concentração.

    O CMP é uma unidade prisional que funciona em regime ambulatorial e psiquiátrico, destinada a presos provisórios e condenados, geralmente em tratamento de saúde. O g1 entrou em contato com a Polícia Penal do Paraná, que administra o CMP, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

     

    Fonte: Banda B.

     

    Comentários estão fechados.