Taxa de desemprego no Brasil cai para 7,5%, a menor desde 2014

Houve uma diminuição do número de pessoas desempregadas no país, que passou de 8,4 milhões no trimestre anterior para 8,2 milhões até novembro.

  • Em um movimento otimista para a economia brasileira, o desemprego no país atingiu 7,5% no trimestre até novembro de 2023, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a menor taxa registrada para o período desde 2014, quando o desemprego estava em 6,6%.

    O resultado, que alinha com as expectativas do mercado financeiro, reflete uma melhoria contínua na situação do emprego no Brasil. Analistas consultados anteriormente pela agência Bloomberg projetavam uma taxa de desemprego de 7,5% para o período.

    Comparativamente, no trimestre que terminou em agosto de 2023, a taxa de desemprego estava em 7,8%, segundo a série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

    A queda recente no desemprego resultou em uma diminuição do número de pessoas desempregadas no país, que passou de 8,4 milhões no trimestre anterior para 8,2 milhões até novembro.

    A Pnad Contínua inclui tanto o mercado de trabalho formal quanto o informal, o que significa que abrange desde empregos com carteira assinada e CNPJ até trabalhos informais, como bicos.

    Apesar desse panorama positivo em 2023, especialistas alertam para uma possível desaceleração do mercado de trabalho em 2024. Essa previsão está atrelada a expectativas de um crescimento econômico mais moderado no próximo ano.

    Comentários estão fechados.