Você dorme bem? Veja como o sono ruim pode afetar o seu humor e a sua qualidade de vida

O sono ruim pode ser causado por dormir pouco, dormir mal ou ter o sono interrompido.

  • Foto: Ilustrativa

    Um novo estudo nos Estados Unidos, que revisou 50 anos de pesquisa, revelou os efeitos negativos do sono ruim no humor e na saúde mental das pessoas. O sono ruim pode ser causado por dormir pouco, dormir mal ou ter o sono interrompido.

    Os pesquisadores descobriram que o sono ruim diminuía o humor positivo, aumentava a ansiedade e alterava as reações emocionais das pessoas. Eles também observaram que o sono ruim estava associado a um maior risco de obesidade, doenças cardíacas, demência e distúrbios de humor.

    O estudo, publicado no jornal Psychological Bulletin da Associação Americana de Psicologia, analisou dados de 154 estudos com mais de 5.000 pessoas ao longo de cinco décadas. Os participantes tiveram o sono perturbado de diferentes formas e depois foram avaliados quanto ao seu estado emocional.

    Os resultados mostraram que a privação total de sono tinha um efeito mais forte e consistente no humor e nas emoções do que a perda parcial de sono ou o sono fragmentado. No entanto, mesmo pequenas perdas de sono, como ficar acordado até mais tarde ou acordar mais cedo, já afetavam o humor positivo.

    Os autores do estudo explicaram que o sono ruim afeta os circuitos neurais envolvidos no processamento das emoções e no controle dos impulsos. Eles também alertaram que, em um mundo cada vez mais estressante e acelerado, as pessoas raramente dormem a quantidade recomendada de pelo menos sete horas por noite.

    O estudo enfatiza a importância de uma boa higiene do sono para a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Os especialistas em sono recomendam seguir uma rotina regular de sono, evitar luzes e ruídos que possam atrapalhar o sono, limitar o uso de cafeína, álcool e nicotina, e praticar atividades relaxantes antes de dormir.

    Fonte: CNN Brasil

    Comentários estão fechados.