Rafael Roza deixa o Solidariedade e filia-se ao NOVO

Compartilhar

Filiação foi formaliza na noite dessa terça-feira (21), durante evento do partido na Câmara Municipal. Será a primeira vez na história que o NOVO terá representante em um cargo eletivo em Maringá.

Por Victor Ramalho

O vereador Rafael Roza anunciou na noite dessa terça-feira (21) seu ingresso no NOVO. A filiação foi formalizada durante evento do partido realizado também na terça, na Câmara Municipal, que contou com uma palestra do ex-procurador do Ministério Público Federal (MPF), Deltan Dallagnol.

Será a primeira vez na história que o partido terá representante em um cargo eletivo na Cidade Canção. Roza foi eleito vereador em 2020, com 1.335 votos, à época filiado ao extinto Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Em fevereiro de 2023, a Justiça Eleitoral aprovou a incorporação do PROS ao Solidariedade, o que autoriza que o parlamentar troque de partido e mantenha o mandato, mesmo com a chamada “janela eleitoral” fechada. Conforme a lei eleitoral, políticos com mandato em exercício podem trocar de legenda sem perder o mandato, caso a mesma seja incorporada ou faça fusão com outro partido.

Em agosto, Rafael Roza concedeu entrevista ao Maringá Post. Questionado na ocasião, o parlamentar não confirmou se seria candidato a reeleição em 2024 e afirmou que, naquele momento, seu foco era ajudar na formação de uma nova geração de políticos.

Em Maringá, o diretório municipal do NOVO foi fundado em 2017, lançando dois candidatos a deputado em 2018. Nas eleições municipais de 2020, o partido lançou uma chapa com cinco candidatos a vereador, mas não teve êxito. Para 2024, a legenda almeja lançar uma nova chapa ao legislativo e também ter uma candidatura própria ao Executivo. No momento, o pré-candidato do NOVO à Prefeitura é Luiz Lourenço Júnior, que concedeu entrevista ao Maringá Post em outubro.

Foto: Arquivo/CMM


Compartilhar