Academia de Letras de Maringá elege nova diretoria para o biênio 2024-2025

Eleição ocorreu durante a reunião ordinária desse domingo (5). Tiago Valenciano, titular da cadeira 19, assume a presidência da entidade pela primeira vez. 

  • Eleição ocorreu durante a reunião ordinária desse domingo (5). Tiago Valenciano, titular da cadeira 19, assume a presidência da entidade pela primeira vez. 

    Por Victor Ramalho

    A Academia de Letras de Maringá (ALM) elegeu nesse domingo (5) a nova diretoria, que comandará a entidade durante o biênio de 2024-2025. O cientista político Tiago Valenciano, autor de diversos livros e titular da cadeira 19, que tem como patrono Guimarães Rosa, assumirá a presidência da ALM pela primeira vez.

    Esta é a segunda eleição da Academia de Letras de Maringá no novo formato, com mandatos de dois anos e que possibilitam a reeleição. Anteriormente, os mandatos da diretoria eleita eram de três anos. A atual presidente da entidade, Maria Eliana Palma, titular da cadeira 34, optou por não concorrer a reeleição e, na nova diretoria, ocupará a função de 2ª secretária.

    A nova direção da Academia é composta ainda por Rogério Recco como vice presidente e Olga Agulhon como secretária-geral. A.A de Assis, autor do primeiro livro publicado em Maringá, será o presidente de honra. Confira a composição completa da nova diretoria:

    Presidente de Honra: A.A. de Assis
    Presidente: Tiago Valenciano
    Vice-presidente: Rogério Recco
    Secretária geral: Olga Agulhon
    1ª secretário: Jeferson Cadamuro Nunes
    2º secretária: Maria Eliana Palma
    1ª tesoureira: Majô Baptistoni
    2º tesoureira: Dany Fran
    1ª bibliotecária: Jeanette Monteiro de Cnop
    2ª bibliotecário: Pedro Lucas Moro
    Orador: Miguel Fernando Perez Silva

    A cerimônia de posse da nova diretoria ocorrerá no dia 14 de dezembro, na sede da Academia de Letras de Maringá (ALM) e será acompanhada dos três novos membros da entidade. O mandato inicia em 1º de janeiro.

    O novo presidente da Academia de Letras de Maringá, Tiago Valenciano | Foto: Colaboração/ALM

    Sobre o novo presidente

    Tiago Valenciano é licenciado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), cursando atualmente o pós-doutorado também pela UFPR. É autor de livros como “Tadeu França do Povo: Nada mais” (Editora Sinergia, 2018), “Whatsapp: a caixa preta das Eleições 2018” (Editora Trema, 2019) e “O Assunto é Política: Um guia prático para entender a política brasileira” (Nova História, 2021).

    Professor universitário e atuante na área de pesquisa e coordenação de campanhas eleitorais, também é comentarista de política em emissoras de rádio e portais de notícias em Maringá.

    Foto: Colaboração/ALM

    Comentários estão fechados.