Cidade da região vai ressarcir candidatos inscritos em Concurso Público que foi anulado

Processo seletivo foi realizado em 2022, mas teve o resultado suspenso após ação do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Candidatos têm até 60 dias para fazer a solicitação do reembolso da taxa de inscrição.

  • Processo seletivo foi realizado em 2022, mas teve o resultado suspenso após ação do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Candidatos têm até 60 dias para fazer a solicitação do reembolso da taxa de inscrição.

    Por Victor Ramalho

    A Prefeitura de Diamante do Norte (a 160 quilômetros de Maringá) publicou na tarde dessa segunda-feira (16) o formulário onde os candidatos inscritos no Concurso Público realizado pelo município, em 2022, podem solicitar o reembolso da taxa de inscrição, após o resultado do processo seletivo ter sido anulado. A informação foi inicialmente divulgada pelo Portal da Cidade Loanda e confirmada pelo Maringá Post.

    Conforme a ata, divulgada no Diário Oficial do Município também nessa segunda-feira (16), os candidatos terão até 60 dias para solicitar o reembolso mediante o preenchimento do formulário. O pagamento deverá ser feito pela Prefeitura em até 30 dias úteis, a contar da data da solicitação.

    O link do formulário está presente na página inicial da Prefeitura de Diamante do Norte e, para solicitar o estorno, os candidatos devem preencher algumas informações pessoais, como RG, CPF, nome utilizado na inscrição e o cargo para o qual concorreu no processo seletivo.

    O Concurso Público da Prefeitura de Diamante do Norte teve as provas objetivas aplicadas em março de 2022, com prova de títulos em abril e resultado homologado em maio do mesmo ano. No entanto, o processo seletivo teve o resultado anulado após uma ação do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

    Na época, o órgão encontrou indícios de fraude na realização do concurso, com ao menos um candidato tendo tido uma aprovação fraudulenta. De acordo com o MP, um dos candidatos foi aprovado em primeiro lugar para um cargo que exigia nível superior, mas ele não havia concluído o ensino médio.

    Foram identificadas ainda, na época, aprovações de pessoas que moram longe e não têm nenhuma ligação com o município. Também conforme o Ministério Público, a empresa contratada para a realização da prova era investigada por improbidade administrativa.

    A Prefeitura de Diamante do Norte voluntariamente anulou o resultado, antes mesmo do caso ser julgado pela Justiça. O Concurso Público previa o preenchimento de vagas de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 12.339,40.

    Foto: Arquivo/Portal da Cidade Loanda

    Comentários estão fechados.