Tornado de categoria F2 arrasa Cascavel e deixa 59 mil imóveis sem luz

O fenômeno foi confirmado pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que disse que os ventos chegaram a cerca de 100 km/h.

  • Foto: Reprodução / Catve 

    Um tornado de categoria F2 na escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados conforme a velocidade dos ventos e o poder destrutivo, atingiu a cidade de Cascavel na manhã desta quarta-feira (04), causando um rastro de destruição. O fenômeno foi confirmado pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que disse que os ventos chegaram a cerca de 100 km/h.

    O tornado afetou principalmente a área sul da cidade, onde foram registrados mais de 100 atendimentos. Muitas casas foram destelhadas, estruturas foram derrubadas, postes e árvores foram arrancados. Ninguém se feriu gravemente.

    O prefeito Leonaldo Paranhos e o comandante dos Bombeiros Rogério Lima de Araújo sobrevoaram a cidade para avaliar os danos. Eles disseram que o temporal atingiu uma faixa que saiu da avenida Tito Muffato no bairro Santa Cruz até a região sudoeste da cidade, na BR 277, e Cascavel Velho.

    As equipes do Corpo de Bombeiros e da prefeitura trabalharam para distribuir lonas e desobstruir as ruas. As equipes da Copel também atuaram para restabelecer a energia elétrica, cortada em 59 mil imóveis.

    O Simepar disse que essa é uma análise preliminar do evento e que vai analisar mais evidências para confirmar a classificação do tornado. A escala Fujita varia de F0, o mais fraco, com ventos entre 65 km/h e 116 km/h, até F5, o mais forte, com ventos acima de 500 km/h.

     

    Comentários estão fechados.