Maringá terá o terceiro Conselho Tutelar a partir de 2024; eleições serão no dia 1º de outubro

Projeto foi aprovado com 11 votos. Com a nova lei, Maringá terá três Conselhos Tutelares, cada um com cinco representantes.

  • Na sessão ordinária desta quinta-feira (28), os vereadores de Maringá aprovaram, por 11 votos, o projeto de lei 16.815/2023, que cria o terceiro Conselho Tutelar da cidade.

    Atualmente, Maringá tem 10 conselheiros tutelares, divididos em dois conselhos (Zona Norte e Zona Sul). Com a nova lei, uma nova unidade será instalada em 2024. Assim, cada Conselho Tutelar terá cinco representantes.

    Até o momento, não há informações sobre o local em que a terceira unidade será inaugurada.

    No próximo domingo, dia 1º de outubro, serão realizadas as eleições para o Conselho Tutelar, que irá definir os novos conselheiros para o triênio 2024-2027. Maringá tem 26 candidatos concorrendo às 15 vagas.

    De acordo com a proposta aprovada na Câmara Municipal, os candidatos eleitos vão tomar posse no dia 10 de janeiro do próximo ano, com mandato equiparado, entre outras regras.

    Apesar de não ser de caráter obrigatório, a votação para o Conselho Tutelar é aberta à todos os maringaenses que estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral. Para votar, é necessário comparecer aos locais de votação com documento de identidade com foto e o título de eleitor ou aplicativo e-Título. Confira aqui os locais de votação.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.