Em uma iniciativa liderada pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), a Assembleia Legislativa debateu na última quinta-feira (21) as perspectivas e desafios em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com foco em políticas públicas mais assertivas, a audiência pública, realizada no Plenarinho, buscou ouvir especialistas e a população diretamente afetada pelo TEA.
Perspectiva de Políticas Públicas
O presidente da audiência, deputado Amaro, enfatizou a necessidade de enfrentar a temática. “Ainda há muito preconceito e muita reclamação. As pessoas esperam mais do poder público no atendimento ao transtorno do espectro autista,” destacou.
Ações e eventos similares, nomeados “Encontros Regionais: Novas Políticas Públicas para as Pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, foram organizados pelo deputado federal Diego Garcia (Republicanos). Já realizados em Cascavel e Curitiba, o próximo encontro ocorrerá em Londrina, dia 28 de setembro.
Depoimentos Emocionantes
A história de Aymeé Sophie Soares de Almeida, uma jovem de 12 anos com TEA, e seu galo de estimação, Paçoca, ganhou destaque. A Procuradoria da Mulher auxiliou para que Aymeé pudesse permanecer com Paçoca em um hospital de Curitiba, onde sua mãe seria operada. “Foi possível ver o quanto precisamos ainda falar mais de autismo,” declarou Janete Soares de Almeida, mãe de Aymeé.
Participação da Sociedade Civil
Além dos especialistas, representantes de 16 instituições civis que trabalham com o TEA participaram da audiência, compartilhando suas experiências e sugerindo melhorias nas políticas públicas.
Próximo Encontro
- Quando: 28/09/2023, às 17h.
- Onde: Auditório da Universidade Unopar, Avenida Paris,675, Jardim Piza, Londrina.
Foto: Valdir Amaral / Alep
Comentários estão fechados.