Oito dicas de segurança para uma viagem tranquila no feriadão

A direção defensiva, que prioriza a segurança e o respeito às leis de trânsito, é o melhor caminho para reduzir acidentes.

  • No feriado de 7 de setembro, a expectativa é que as rodovias tenham um fluxo intenso. Para garantir uma viagem segura, preparamos uma lista com oito dicas essenciais para os condutores.

    Confira a seguir:

    Verifique as condições climáticas: Antes de pegar a estrada, consulte a previsão do tempo para o seu destino e caminho.

    Pneus em dia: Garanta que os pneus estejam em boas condições e calibrados, evitando aquaplanagens em pistas molhadas.

    Estradas sinuosas: Reduza a velocidade nas curvas e evite frear enquanto estiver nelas.

    Estradas de terra ou com paralelepípedos: Estes terrenos podem ser instáveis e escorregadios, portanto, mantenha uma velocidade reduzida.

    Condução noturna: Descanse bem antes de dirigir à noite e faça paradas regulares para evitar o cansaço.

    Excesso de luminosidade: Mantenha os faróis ajustados e o reservatório do para-brisa cheio.

    Evite o celular ao dirigir: Manter as mãos no volante e o celular longe é essencial. Manusear o telefone ao dirigir pode resultar em multas e, o mais importante, em acidentes.

    Nada de álcool ao volante: Mesmo pequenas quantidades de álcool podem afetar sua capacidade de dirigir e aumentar o risco de um acidente. Se beber, não dirija. Se estiverem em grupo, escolha um motorista sóbrio.

    Além disso, a manutenção preventiva do veículo é essencial. “A revisão e manutenção periódica garantem a segurança dos motoristas e passageiros nas rodovias”, afirma Alexsandro Laures, especialista e motorista instrutor do V1.

    Ele ainda enfatiza a importância de planejar a viagem com antecedência e garantir que todos os documentos, como CNH e CRLV, estejam atualizados.

    A direção defensiva, que prioriza a segurança e o respeito às leis de trânsito, é o melhor caminho para reduzir acidentes e garantir um feriado tranquilo para todos.

    Alexsander conclui, reforçando a necessidade de conscientização: “Precisamos escutar, nos informar e respeitar mais. O trânsito é complexo e dinâmico. É essencial cuidar e respeitar todos no trânsito.”

    Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

    Comentários estão fechados.