Alunos da rede municipal criam ′hotéis de insetos′ e desenvolvem aprendizado significativo sobre temática animal

Os hotéis foram produzidos a partir de materiais recicláveis ou itens encontrados na natureza e têm a função de abrigar insetos.

  • Por Assessoria de Imprensa

    Aprender de forma lúdica, participativa e com experiências práticas é o diferencial da rede municipal de ensino de Maringá. No projeto ′Faunópoles′, que promove diversas vivências sobre a temática animal, os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) criaram ′hotéis de insetos′. Os hotéis foram produzidos a partir de materiais recicláveis ou itens encontrados na natureza e têm a função de abrigar insetos fundamentais para a polinização e controle biológico de pragas.

     Os ′hotéis de insetos′ estão em exposição no Paço Municipal até 15 de setembro. Na sequência, as produções estarão expostas no Parque do Ingá até novembro. Os abrigos são locais para reprodução ou hibernação de espécies como abelhas, borboletas, cigarras, formigas e joaninhas. Para a criação das estruturas, as crianças utilizaram materiais como madeira, galhos, folhas secas, gravetos, papelão e uma dose de muita criatividade.

    A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que, além da importância para o meio ambiente, a atividade promove o aprendizado significativo. “A ideia é que as crianças possam observar o ciclo de vida dos insetos e descubram a importância para a polinização e para o meio ambiente. Tudo isso de forma participativa, já que os alunos atuaram ativamente na criação dos hotéis”, diz.

     Com o projeto ′Faunópoles′, desenvolvido durante todo o ano nos Cmeis, a Secretaria de Educação trabalha a temática animal de forma lúdica por meio de atividades que incluem visitas didáticas, ações musicais e pesquisa. 

    As unidades escolares também conhecem a beleza natural e a vida selvagem do continente africano com o ′Zoo África′. 

     

     Foto: Divulgação/PMM

    Comentários estão fechados.