Personal maringaense dá orientações sobre como evitar acidentes com aparelhos de academia

Na última semana, um acidente ocorrido com um aluno em uma academia de Juazeiro do Norte, no Ceará, chocou o Brasil.

  • Na última semana, um acidente ocorrido com um aluno em uma academia de Juazeiro do Norte, no Ceará, chocou o Brasil. Especialista alerta para a importância de se ter um professor sempre por perto para a regulagem dos aparelhos.

    Por Victor Ramalho

    Na última sexta-feira (4), um aluno de uma academia de Juazeiro do Norte, no Ceará, foi atingido nos ombros por um aparelho de musculação com 150kg de carga enquanto descansava de uma série de exercícios. Com o impacto, o jovem Regilânio da Silva Inácio sofreu uma lesão na coluna considerada gravíssima pelos médicos, precisando passar por um procedimento cirúrgico. No momento, ele se recupera do acidente a luta para voltar a andar.

    O caso chocou o Brasil e chamou a atenção para a importância da mediação de profissionais na realização de exercícios nas academias. De acordo com o personal trainer maringaense Daniel Rodrigues, de 29 anos, o recomendado é que um professor esteja sempre presente para realizar a regulagem dos aparelhos.

    “Sempre solicite a ajuda de um profissional para regulagem de aparelho, mudança de carga, intervalo, séries, o treino em geral. Assim terá um treino de melhor qualidade e seguro”, conta.

    Daniel é formado em Educação Física e atua na área há 7 anos, hoje sendo responsável por um studio de treinamento funcional. Ainda de acordo com ele, além dos acidentes mais graves, como o visto no Ceará, há outras implicações médicas no exercício realizado sem a supervisão de um profissional.

    “Qualquer mudança de carga deve ter orientação do profissional, pois ele vai avaliar a execução do exercício, e em conjunto com o aluno vai ajustando conforme a necessidade. A troca de peso sem uma devida orientação profissional, pode ocasionar lesões ligamentar, lesões musculares, entorses, luxações e até fraturas ósseas”, diz.

    Para finalizar, o personal também explica que a carga indicada para cada aluno deve sempre ser feita por um profissional licenciado.

    “O planejamento do treino é feito pelo treinador, que vai definir carga, volume e intensidade. Então, assim que o aluno entra na academia o treinador passa o treino e vai ajustando conforme necessidade do aluno. Por isso os treinos devem ser feitos com a orientação do profissional”, afirma.

    Foto: Ilustrativa/Pixabay

    Comentários estão fechados.